Quem está aguardando ser convocado para tomar posse ou assinar o termo de contrato temporário com a Prefeitura de Teresina deve ficar atento às modalidades de comunicação oficial do município para não perder o prazo de apresentação.

De acordo com o supervisor de Pessoal da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, Lyndon Johnson Dantas, conforme o princípio da publicidade e da expressa previsão no edital de abertura de cada concurso, a comunicação das convocações é feita através do Diário Oficial do Município e dos jornais de grande circulação da Capital.

Além disso, a Prefeitura, por mera liberalidade, também envia a convocação ao candidato por meio de Aviso de Recebimento (AR) – serviço dos Correios que permite comprovar a entrega do objeto ao destinatário. No entanto, esta última modalidade não anula a responsabilidade do candidato em acompanhar as publicações do seu concurso nas fontes oficiais.

“Além destes meios, estamos sempre divulgando no site e nas redes sociais da Sema e da própria Prefeitura. O importante é que os candidatos não se descuidem e fiquem sempre acompanhando o andamento das fases dos concursos, pois, quando publicamos a convocação, é estipulado um prazo de 30 dias para que os nomeados se apresentem à Coordenação de Registro da Sema”, destaca Lyndon Johnson, acrescentando que este procedimento está previsto no Estatuto do Servidor Público de Teresina.

O supervisor de Pessoal da Sema justifica a preocupação com os recorrentes casos de candidatos convocados que perdem o prazo de comparecimento à Sema e, consequentemente, perdem o direito à vaga. “A partir da data de publicação no Diário Oficial do Município, o convocado tem 30 dias para se apresentar à Sema, onde será entregue uma lista com todos os documentos e exames necessários para a posse. Como alguns exames podem demorar alguns dias para ficarem prontos, é importante que o convocado não deixe para vir à Sema na última hora”, completa.