O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Francisco Canindé, ao lado dos gestores da Supervisão de Pessoal da pasta, participa nesta quarta-feira (29) do II Ciclo de Palestras sobre o eSocial para Órgãos Públicos. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes, visa apresentar aos órgãos públicos os principais pontos do projeto para os servidores envolvidos na implantação do eSocial.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído pelo Decreto 8.373/14 e é um programa do Governo Federal que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal.

Seu principal objetivo é a consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega. Ou seja, o eSocial irá unificar o envio de informações referente aos trabalhadores das empresas. Com a plena implantação do E-Social, o profissional de RH fará em um único envio todas as informações relevantes para CAGED, GFIP, RAIS, etc.

“Este treinamento é muito importante para nós que compomos a administração pública, pois, a partir de janeiro, o eSocial será implantado e todas as informações dos servidores serão unificadas em um único sistema”, defende Francisco Canindé.