As equipes responsáveis pela elaboração e execução dos procedimentos licitatórios no âmbito municipal vão passar por um treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Os temas e as principais diretrizes da capacitação foram discutidas hoje (4) durante uma reunião na Sema.

“Nosso objetivo é melhorar em qualidade e tempo as licitações realizadas pela Prefeitura de Teresina. E, para tanto, contamos com a ajuda do TCE que, mesmo sendo um órgão fiscalizador, é um parceiro importante neste processo de tornar a Prefeitura de Teresina referência na realização dos procedimentos licitatórios”, destaca o secretário executivo da Sema, Franzé Chaves.

Para o auditor de Controle e chefe da Divisão de Controle de Obras Rodoviárias do TCE-PI, Leonardo Chaves, o treinamento será uma ótima oportunidade, tanto para as equipes do município como para o próprio Tribunal de Contas do Estado. “Junto com a Sema, vamos sensibilizar esses servidores da importância do planejamento para o sucesso das licitações, mas também vamos aproveitar o encontro para coletar os principais gargalos neste processo, que nos ajudarão a propor instruções que possam fazer o sistema evoluir”, pondera.

O primeiro treinamento deve ocorrer no final do mês de novembro focado nas equipes que trabalham com licitações de obras. “Em um segundo momento, vamos reafirmar esta parceria com uma capacitação para as equipes que atuam nas licitações de compras e serviços, pois as especificidades dessas duas modalidades são diferentes”, revela Franzé Chaves.

Além do chefe da Divisão de Controle de Obras Rodoviárias do TCE-PI, Leonardo Chaves, participaram da reunião Bruno Cavalcanti, diretor da Diretoria de Fiscalização de obras e serviços de engenharia do TCE-PI (DFENG); Rogeaneo Almeida, assistente de controle externo da DFENG; Filomena Alves, gerente do Centro de Capacitação dos Servidores Públicos Municipais da Sema; João Emílio Lemos, coordenador da Central de Licitações da Sema; Oscar Briozo do Nascimento Filho, assistente de apoio da Central de Licitações e Arimateia Quinto, gestor do Sistema de Monitoramento de Ações, Projetos e Programas (Simapp).