O Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sema (Nuderh) está mobilizando os servidores da pasta para a Campanha Janeiro Branco. Ao distribuir folhetos informativos, os membros do Nuderh chamam atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental.

“Não é apenas o nosso corpo físico que precisa de cuidados. A nossa saúde mental também precisa de atenção para que não venhamos a adoecer. Os casos de depressão e ansiedade estão cada vez mais comuns na sociedade, por isso, temos que prevenir e combater esses males ligados à nossa mente”, pondera o psicólogo do Nuderh, João Henrique.

Além do folder explicando o que é a Campanha Janeiro Branco, os servidores da Sema também receberam uma “Roda da Vida” para que possam preencher. “Nessa tabela estão elencados os principais setores da nossa vida, como família, amor, trabalho, corpo, social. E o servidor deve preencher cada um desses campos conforme está sentindo. Feito isso, teremos um panorama de como está a vida dessa pessoa. Caso sinta necessidade, ela pode nos procurar no Nuderh para conversamos mais e chegarmos a um encaminhamento, se for o caso”, diz João Henrique.

Próxima ação

Para encerrar a mobilização da campanha, nesta sexta-feira (25), será realizada uma palestra, a partir das 9h, no auditório da Sema. O encontro será mediado pela psicóloga e conselheira do CRP 21, Cinthya Selma de Holanda.

Sobre a campanha

A Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. A iniciativa também visa sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.