Page title

23
out
Mastologista orienta servidoras sobre prevenção do câncer de mama
Mastologista orienta servidoras sobre prevenção do câncer de mama
  • Sema
  • 9 Views
  • 0 Comentário
  • campanha . câncer de mama . mulher . outubro rosa . servidora .

Em uma roda de conversa informal, as servidoras da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) tiraram dúvidas e conheceram um pouco mais sobre o câncer de mama. Quem intermediou o diálogo foi a mastologista voluntária da Fundação Maria Carvalho Santos, Kamila Bezerra.

A médica destacou que as chances de cura da doença são de 95%, quando diagnosticada precocemente. Por isso, ela ressalta a importância das mulheres conhecerem o próprio corpo para identificar qualquer mudança. “Quem procura, cura. Não devemos ter medo da doença, ela não vai deixar de aparecer se tiver que aparecer. Então porque perder a chance de cura?”, indaga.

Segundo Kamila, além do autoexame rotineiro das mamas e da mamografia anual a partir dos 40 anos, é preciso estar atento ao seu estilo de vida, pois ele pode ser o gatilho para desencadear a doença. “A obesidade, o fumo e o sedentarismo são alguns dos fatores de risco para o câncer. Por isso, devemos mudar nossos hábitos, praticar exercícios físicos, ter uma dieta balanceada, evitar enlatados, comidas com conservantes e agrotóxicos”, cita.

Além disso, a mastologista alerta que o uso frequente de tratamentos de cabelo com formol também é prejudicial e pode estar ligado ao surgimento da doença. “É preciso estar atenta, inclusive, à reposição hormonal por mais de dez anos e a outros fatores genéticos. Mas as chances de cura são altas e o tratamento com base em cada caso aumentam ainda mais essas chances”, completa.

O encontro, organizado pelo Núcleo de Desenvolvimento e Recursos Humanos da Sema (Nuderh), sorteou ainda três kits do Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização e prevenção do câncer de mama.

IMG-1330 IMG-1328 IMG-1327