Page title

17
nov
Saúde do homem é tema de conversa com os servidores da Sema
Saúde do homem é tema de conversa com os servidores da Sema
  • Sema
  • 9 Views
  • 0 Comentário
  • conversa . homem . novembro azul . palestra . saúde . Servidor .

Os servidores da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) se reuniram nesta sexta-feira (17) para discutir sobre a saúde do homem. A ação é alusiva à campanha Novembro Azul e contou com o apoio de uma equipe multidisciplinar do Hospital da Primavera.

O encontro, descontraído, tirou as dúvidas dos servidores e repassou informações importantes de prevenção a doenças, como o câncer de próstata. “Nós temos três pilares de prevenção, que são: alimentação saudável, prática de exercícios físicos e abandono dos vícios, como as bebidas alcóolicas e o fumo. Aliando estas três condutas, nós conseguimos prevenir muitas doenças, inclusive os cânceres”, destacou a médica Janaina Samia.

Segundo a especialista, é fundamental que homens com histórico familiar de câncer de próstata comecem a realizar os exames preventivos a partir dos 45 anos. Já os homens que não possuem histórico familiar da doença devem procurar o urologista a partir dos 50 anos.

“É essencial que os homens façam os três exames que ajudam na constatação da doença, que é o PSA, a ultrassonografia da próstata e o exame de toque, pois, às vezes, o PSA e a ultrassonografia estão normais, mas no toque, o médico sente uma alteração que deve ser investigada, então um exame não exclui o outro”, explica.

A médica reforça ainda que não se pode deixar para procurar o médico apenas quando começar a sentir os sintomas, como dificuldade para urinar ou aumento da frequência urinária, dificuldade de ereção ou sangramento da uretra, pois pode ser tarde demais. “Quando diagnosticado no início, as chances de cura são bastante altas e este é um câncer silencioso, cujos sintomas podem surgir depois de 10 anos e em estágio bastante avançado. Daí a importância de estar sempre visitando o médico”, finaliza.

Por sua vez, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Canindé Dias, destacou a importância dos homens deixarem de lado o preconceito e priorizarem a sua saúde. “Estas informações nós temos que ouvir com a mente aberta, com a preocupação necessária e sem preconceito, pois o nosso corpo é a nossa casa e se a gente pode evitar doenças, por que sofrer com as consequências”, indaga.

O encontro foi promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento e Recursos Humanos da Sema, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde.

DSC02372 DSC02375 DSC02379 DSC02383