Page title

12
set
Sema disponibiliza informações para os servidores sobre prevenção do suicídio
Sema disponibiliza informações para os servidores sobre prevenção do suicídio
  • Sema
  • 7 Views
  • 0 Comentário
  • campanha . conscientização . mobilização . setembro amarelo . suicídio .

Prevenir o suicídio. Este é o objetivo da campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 para propagar informações relevantes sobre o tema. Por isso, o Núcleo de Desenvolvimento e Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração (Nuderh/Sema) realiza, nesta quinta-feira (14), a partir das 8h30, uma mobilização junto aos servidores.

De acordo com Nildene Lages, assistente social do Nuderh, a mobilização conta com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), que é uma entidade filantrópica que oferece um serviço gratuito de ajuda emocional, sem cunho político ou religioso. “Nesta quinta, estaremos no hall de entrada da Secretaria conversando com os servidores e com a população em geral sobre a importância de se prevenir o suicídio e valorizar a nossa vida”, completa.

Pelos números oficiais, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. E este tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Por isso, é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. Em Teresina, o CVV está localizado na Rua Álvaro Mendes, 861, Centro, e atende a população através do telefone 3222-0000. A principal característica do atendimento é a garantia do sigilo da identidade da pessoa que procura o serviço, que pode se identificar ou não, bem como o sigilo do que foi conversado. O CVV atende todos os dias da semana.