jul
Servidores conversam sobre saúde do homem e Campanha do Laço Branco
  • campanha . conversa . homem . laço branco . palestra . reunião . roda . saúde .

Os servidores da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) se reuniram, na manhã desta sexta-feira (28), para conversar sobre saúde do homem e combate à violência contra a mulher. Na oportunidade, foram distribuídas camisetas, laços e adesivos da Campanha do Laço Branco, que sensibiliza os homens pelo fim da violência contra a mulher.

“Queremos convidar os homens para serem multiplicadores desse ideário, pois o homem não nasce agressor, esta é uma reprodução cultural”, ponderou Joana Darc Lima, assistente social da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Já o enfermeiro Mariano Neto, da Gerência de Ações Estratégicas da FMS, chamou atenção dos servidores para a importância do cuidado frequente com a saúde. “A maioria dos homens só procura o sistema de saúde quando a doença já está instalada e evoluindo de maneira insatisfatória, com chances reduzidas de cura”, destaca.

Mariano explicou também que as ações de conscientização focam nos homens de 20 a 59 anos, pois são os que se expõem mais à violência, ao uso de bebidas e outras drogas. “A Prefeitura disponibiliza de uma vasta rede de unidades básicas de saúde e hospitais de alta complexidade para ajudar a prevenir e tratar essas doenças. É preciso que os homens se conscientizem dessa importância e que as mulheres também ajudem a mudar esse hábito mais resistente dos homens”, pondera.

O encontro foi promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento e Recursos Humanos da Sema, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Fundação Municipal de Saúde.

DSC02253 DSC02259