mar
Servidores que pagam pensão alimentícia devem consultar novo informe de rendimentos
  • imposto . informe . pensão . renda . rendimento . Servidor .

Os servidores municipais que pagam pensão alimentícia e já acessaram seus informes de rendimentos referentes ao ano de 2016 devem consultar novamente o documento. É o que informa a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema).

Segundo o supervisor de Pessoal da Sema, Lyndon Johnson Dantas, os informes corrigidos estão disponíveis a partir de hoje (13). “Pedimos desculpas aos servidores, mas, assim que identificamos o problema, tratamos de corrigi-lo. O que houve foi uma falha no processamento de alguns dados da Administração Direta que, agora, já estão corretos. Por isso, pedimos que os servidores que já haviam consultado seus informes voltem a acessar o site da Prefeitura para pegar o documento atualizado”, indica.

Para ter acesso ao informe, o funcionário público, efetivo ou comissionado, deve entrar no site da Prefeitura de Teresina (http://www.teresina.pi.gov.br/), clicar na aba ‘Servidor’ do lado direito da página e depois no link ‘Informe de rendimentos 2016’. Se preferir, basta acessar diretamente o link http://contracheque.teresina.pi.gov.br/irpf/. Daí, o servidor será direcionado para uma página e deve clicar no botão “Consultar o Informe de Rendimentos”; em seguida, inserir o número do seu CPF e a senha utilizada no contracheque. Após informar os dados solicitados, deve-se reescrever o código de segurança fornecido ao lado do campo ‘Cod. Segurança’; clicar em ‘Emitir’ para gerar a imagem do informe de rendimentos no formato PDF (deve estar previamente instalado); e, por fim, imprimir o documento.

Quem deve declarar

Devem declarar a renda pessoas que obtiveram rendimentos tributáveis igual ou maior que R$ 28.559,70 – o que se refere a um salário mensal de R$ 2.196,90, contando com o 13º -; ou quem recebeu rendimentos isentos de tributos maiores a partir de R$ 40 mil (aplicação em poupança, por exemplo); investiu na bolsa de valores; ganhou dinheiro com alienação de bens ou direitos; obteve receita bruta de R$ 142.798,50 referente à atividade rural ou pretende compensar prejuízos de anos anteriores; quem teve, em 31 de dezembro, propriedade em seu nome de valor total ou superior a R$ 300 mil; passou a morar no Brasil em qualquer mês de 2016 e quem optou por isenção do imposto de renda sobre ganho de capital na venda de imóveis residenciais onde o dinheiro foi aplicado na compra de outros imóveis no país num prazo de até 180 dias do fechamento do contrato de venda.