Page title

14
set
Servidores recebem informativos sobre prevenção ao suicídio

Panfletos e orientações de como prevenir o suicídio foram distribuídos nesta quinta-feira (14) aos servidores da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema). A ação, organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento e Recursos Humanos (Nuderh), abordou os servidores logo no início do expediente.

Segundo Nildene Lages, assistente social do Nuderh, a mobilização reforça a campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar a população sobre este tema que ainda é um tabu social. “O índice de suicídios em Teresina e no mundo chama a atenção das autoridades de saúde e da comunidade em geral, daí a importância de se discutir o tema. As pessoas precisam ser ouvidas, ajudadas, para que consigamos prevenir o suicídio a partir da valorização da vida”, disse.

Dados da campanha Setembro Amarelo indicam que 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, taxa superior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer. E este tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Ajuda

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Por isso, é necessário que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está à sua volta. Em Teresina, o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece um serviço gratuito de ajuda emocional, sem cunho político ou religioso, está localizado na Rua Álvaro Mendes, 861, Centro, e atende a população através do telefone 3222-0000. A principal característica do atendimento é a garantia do sigilo da identidade da pessoa que procura o serviço, que pode se identificar ou não, bem como o sigilo do que foi conversado. O CVV atende todos os dias da semana.

IMG-0614 IMG-0610 IMG-0608 IMG-0626 IMG-0619 IMG-0616