Ajudar ao próximo. Foi com este intuito que cerca de 20 servidores da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) foram até o Hemopi doar sangue na manhã desta terça-feira (23). A ação, organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sema (Nuderh), ocorre em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado neste mês de abril.

A servidora Denise Fialho doou pela segunda vez e ressalta a importância do ato. “As doações são fundamentais para reabastecer o estoque do Hemopi e nós, da Secretaria de Administração, nos mobilizamos para fazer essa doação em grupo. É uma sensação muito boa de poder ajudar o próximo e pretendo continuar fazendo as doações regulares”, destaca.

Por sua vez, a supervisora de Coleta Externa do Hemopi, Hortensia Rocha, explica que o hemocentro precisa de doações diárias, pois abastece a maior parte dos hospitais da rede pública e privada, tanto da Capital quanto do interior do Estado. “O sangue tem validade. Por exemplo, as plaquetas só duram três dias. Por isso, nós precisamos de bolsas de sangue diariamente. E ações como esta de hoje, organizada pela Sema, ajuda bastante a abastecer o nosso estoque. É importante lembrar que todo tipo de sangue é importante”, pondera.

Além da ação desta terça-feira, o Nuderh está preparando, para a próxima quinta-feira (25), uma manhã diferente, com a prestação de serviços de saúde aos servidores da pasta. “Neste dia, vamos estar com uma fisioterapeuta realizando massagem nos servidores, uma terapeuta holística fazendo Reiki, além do apoio de equipes da Fundação Municipal de Saúde, que farão a aferição de pressão arterial, glicemia, IMC. Tudo voltado para melhorar a qualidade de vida e saúde dos nossos servidores”, pondera Nildene Lages, assistente social do Nuderh.

Hemopi

O Hemopi está sempre aberto para receber doações. A sede do órgão em Teresina está localizada na Rua 1º de Maio, 235, Centro-Sul, e funciona de segunda à sexta-feira de 7h15 às 18h e sábado de 7h15 às 17h.