Os servidores da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) estão tendo uma manhã especial nesta quinta-feira (25). Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado neste mês de abril, estão sendo ofertados serviços de massagem, aplicação de Reiki, aferição de pressão arterial, glicemia, dentre outras atividades.

A terapeuta holística, Isabel Bastos, explica que o Reiki é a canalização de energia vital. “E sua aplicação traz muitos benefícios, tranquilidade, relaxamento, ativa o sistema imunológico, facilita a cicatrização, limpa o campo energético e melhora a saúde como um todo”, detalha. E quem recebeu a aplicação atesta os benefícios. “Você sai mais leve”, disse Renata Veras, gerente executiva de Gestão de Controle da Sema.

Em outra sala, uma equipe do curso de Fisioterapia da Faculdade Santo Agostinho utilizava a técnica de ventosas para aliviar as dores musculares dos servidores. “A ventosa é uma técnica de liberação miofacial, que facilita a redução das tensões e contraturas musculares, diminuindo dores nas costas e em outros pontos”, explica a professora e fisioterapeuta Rossana Pires.

Além destes serviços, os servidores puderam aferir sua pressão arterial, fazer o teste de glicemia e ainda receberam escovas de dentes, preservativos, soro e folhetos informativos. “Ações como esta são de suma importância, pois podem revelar algum problema que mereça um pouco mais de atenção. Eu, por exemplo, em uma dessas ações, consegui identificar que estava com pressão alta e agora estou tratando disso”, conta Maria Ivone Alves Vieira, da equipe do PSF da Vila Operária.

A ação desta quinta-feira foi organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sema (Nuderh) em parceria com a Fundação Municipal de Saúde. “Todos os anos realizamos atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde com o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida para os nossos servidores. Esta ação se une às atividades que já realizamos na secretaria, como a ginástica laboral”, conclui Nildene Lages, assistente social do Nuderh.