Com o intuito de reforçar a propagação do Colab, aplicativo disponibilizado pela Prefeitura de Teresina para que a população comunique os problemas do seu bairro, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) convidou a equipe gestora da ferramenta para apresentá-la aos servidores.

Guilherme Andrade, coordenador de Operações do Colab, explica que, através do aplicativo, o cidadão pode enviar informações com fotos de problemas como buracos nas vias, residências abandonadas, postes sem iluminação, dentre outras demandas.

“Após o cadastro da demanda, por parte do cidadão, a Ouvidoria do Município faz uma triagem e encaminha para o técnico responsável de cada área. Este, por sua vez, se responsabiliza pela resolutividade do problema, retorna a solução para a Ouvidoria, que envia para o cidadão. Este é o fluxo do atendimento e, para que tudo funcione com o máximo de agilidade possível, nós estabelecemos metas de tempo de respostas para órgãos”, explica.

O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Nonato Moura, reforçou a importância dos servidores fazerem o download do aplicativo e compartilhar com seus amigos e familiares. “Nós, como cidadãos, devemos defender nossa cidade e uma ferramenta como essa, que é colaborativa, é bastante útil na resolução das demandas, pois o acesso é rápido, assim como o tempo de resposta”, pondera.

O aplicativo Colab é gratuito e está disponível para smartphones IOS e Android. Nele, a população pode deixar sugestões, reclamações, denúncias e solicitações de serviços que serão encaminhados para gestores da Prefeitura.